Linux Swing tail
Colaboração: Cesar Brod
Data de Publicação: 11 de novembro de 2013
Você conhece o comando tail, certo? Se não, em resumo ele é um comando que permite que você monitore um arquivo texto que cresce dinamicamente, como os arquivos de log do sistema. Exemplo:
sudo tail -f /var/log/syslog
O comando acima lista em sua tela as mensagens que são acrescentadas ao syslog. Quando você está diagnosticando um problema daqueles mais cabeludos, não é incomum você ter mais de uma janela com o comando tail em execução, muitas vezes associado a um "| grep" para filtrar mensagens suspeitas. Às vezes também é bom ter a opção de dar uma pausa na leitura de um arquivo, comparar com outro, continuar e navegar para registros de tempos anteriores. Para isso o SwingTail é bastante útil.
O programa, escrito em Java e fornecido com o código fonte é de execução simplíssima! Baixe o arquivo jar da página do projeto e execute-o com o seguinte comando (no lugar onde baixou o arquivo):
sudo java -jar SwingTail-3.0.0.jar
Agora use File > Open para cada arquivo de log que você quiser abrir. Eles serão abertos em abas, com um conveniente botão para que você pause e reinicie a leitura do arquivo. Use também File > Filter para colorir mensagens críticas ou gerar um alerta sonoro quando aquele endereço suspeitíssimo reaparecer em seu /etc/hosts.deny.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 23 de Dezembro de 2009
Se o servidor DNS oferecido pelo seu provedor é uma carroça, você pode fazer uso de diversos servidores DNS públicos e gratuitos, de qualidade e muito rápidos. Faz uma boa diferença na hora de navegar pela Web.
Talvez não seja novidade, mas também nesta área o Google oferece servidores DNS gratuitos. E os endereços são facílimos de se lembrar: 8.8.8.8 e 8.8.4.4.
Aqui vão mais alguns:
ScrubIt
67.138.54.100 207.225.209.66
Dnsadvantage
156.154.70.1 156.154.71.1
OpenDNS