Comércio Exterior
Descrever os principais aspectos que nos faz entender que no mercado internacional as exportações realmente representam a chave de negócios a fim de que haja o respectivo desenvolvimento das nações. Traçar preferencialmente um paralelo entre a economia da América Latina em relação a Européia.
A exportação representa a primeira alternativa de internacionalização para empresas iniciantes em relação a mercados externos. É muito utilizada, pois tem pouco risco e comprometimento por parte da empresa. Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
O mercado interno não consegue atender todas necessidades do mercado, por esse motivo compreendemos a importância da existência do Comércio Internacional.
O Comércio Internacional é a forma necessária de intercâmbio de necessidades entre regiões diversas.
Países que não têm petróleo, por exemplo, devem reter divisas (moeda internacional = p.e. US$) exportando seus produtos para a aquisição do petróleo existente em outro país.
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela doPIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.