LINUS X WINDOWS
O Windows foi criado mais para satisfazer usuários que não procuram tanta liberdade dentro de um sistema operacional, e sim a praticidade de ser um sistema simples e doméstico fácil de ser manuseado por qualquer usuário. Já no entanto para os usuários que não estão a procura só de praticidade e fins particulares, o Windows não ser torna um sistema muito vantajoso.
Por ser pago e ser um sistema que não pode ser editado por nenhum usuário, acaba sendo uma ferramenta ignorada por muitos que preferem o sistema Linux que ao contrário do
Windows, já foi desenvolvido com uma proposta diferente.
O Linux possui o código fonte totalmente aberto para que qualquer usuário possa modificá-lo quando preferir. Com uma licença gratuita o usuário tem total liberdade sobre esse sistema operacional, Windows tornou-se o padrão na era dos 32 bits, já o Linux está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits
Comparando os dois sistemas percebe se que o Linux é software Livre para compartilhamentos, já o Windows é software proprietário que precisa de licença e além de ser o sistema operacional preferido dos hackers do mundo todo que é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais. Já o Linux é imune de vírus.
Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apoiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows. Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimídia e jogos gráficos 3D.
Os dois sistema não