Linhas de influência
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos sobre o tema vigas Gerber e linhas de influência, com o intuito de transmitir o entendimento sobre estes temas explicaremos a sua função de forma clara e objetiva.
LINHAS DE INFLUÊNCIA
Vários projetos estruturais envolvem situações em que há presença de cargas móveis, tais como pontes, passarelas, viadutos, vigas de rolamento, assim os esforços internos que atuam nestas estruturas não se simplifica somente em conhecer a magnitude destas cargas, mas é necessário ter conhecimento também da posição em que atuam na estrutura.
As linhas de influência têm por função descrever a variação de um determinado efeito em função de uma carga unitária que se locomove sobre o objeto de estudo.Assim o valor da intensidade é dado pela ordenada. Logo após, sobre o diagrama das linhas de influência é inserido o trem-tipo(carga móvel), que nada mais é que objetos que circulam sobre o objeto de estudo que podem ter cargas concentradas e distribuídas de valores e distâncias conhecidas.
Em situações que se têm a atuação de cargas móveis de qualquer natureza é necessário que se determine o ponto de atuação que se terá o maior esforço,ou seja, a pior situação, isso por ser tratar de que em cada ponto a estrutura poderá sofrer um determinado grau de esforço.
Para processamento dos cálculos é possível utilizar o método das forças ou também o método dos deslocamentos, assim a partir dos resultados obtidos no traçado da linhas de influência e dos cálculos com as cargas permanentes se obtêm a envoltória dos esforços. Tais envoltórias, descrevem o valor máximo e mínimo dos esforços internos quando submetidos à ação da carga móvel em cada seção do objeto de estudo.
É valido ressaltar que as cargas móveis consideradas em projetos estruturais são descritas nas Normas Técnicas.
VIGAS GERDER
As vigas Gerder são constituídas por associação de vigas simples de estabilidade própria e outras sem