Linhas de cuidado na atenção primária
Pensamos na integralidade da atenção a saúde não apenas em sua esfera organizacional dos recursos disponíveis, mas no fluxo dos indivíduos que acessam os mesmos. Devemos pensar em linhas de cuidados como estratégias para a consolidação do percurso assistencial que tem a finalidade de organizar o fluxo dos indivíduos de acordo com suas necessidades.
Para que seja possível alcançar resolutividade na produção em saúde é necessário pensar nas linhas de cuidado como uma ferramenta articuladora entre os serviços de saúde em todos os níveis organizacionais, permitindo ao usuário o acesso aos serviços e ao cuidado integral. É imprescindível que a equipe multiprofissional de saúde vislumbre o individuo na singularidade de sua historia de vida, condições socioculturais, desejos e expectativas.
Segundo (NOGUEIRA, 1994; FRANCO, 1999),a produção do cuidado é vista de forma sistêmica e integrada aos demais níveis assistenciais. À resultante desta produção é integralidade dos recursos disponíveis através de fluxos que são direcionados de forma singular, orientado pelo projeto terapêutico do usuário, garantindo assim, o acesso seguro as tecnologias necessárias à assistência.
A atenção primária deve ser responsável pela gestão do projeto terapêutico, devendo-se assim acompanha-lo, de forma a possibilitar o acesso a outros níveis assistenciais. A referencia e contra referencia desse projeto terapêutico garante o fortalecimento do vinculo entre as redes ajudando na continuidade do cuidado ao usuário.
É de suma importância pensar na organização de trabalho da equipe multiprofissional pautada