Contabilidade gerencial
O ‘conceito objetivo’ de criação de valor como função da contabilidade gerencial
A criação de valor para a empresa é um conceito também adotado como objetivo primário da administração financeira. Recentemente vem ocorrendo a expansão do conceito do Economic Value Added – EVA (Valor Econômico Adicional), tanto na área financeira como na área contábil.
O conceito de atividade que adiciona valor está mais ligado às atividades internas da companhia e conceitos de redução de custos, atividades necessárias ou desnecessárias, enquanto que os outros dois conceitos estão ligados ao conceito de custo de oportunidade do capital dos acionistas da empresa. O papel da contabilidade no processo de criação de valor tem dois pontos referencias: primeiro, o valor dos produtos finais, que é o valor criado ou agregado pelo processo produtivo; segundo, o custo de oportunidade do capital, que possibilita a mensuração do valor econômico adicionado. Quais são as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira:
Elemento:
Neste trabalho, existe a pretensão de identificar aquilo que estrutura as duas Contabilidades e que pode ser tratado, definido e utilizado de maneira distinta.
Conceito de diferença:
Diferenciação é entendida como a utilização predominante de determinados elementos por parte de uma das Contabilidades em relação à outra, e, em muitos trabalhos, não está relacionada com diferenças quantitativas, mais sim qualitativas, comportamentais.
Conceito de contabilidade Financeira
É parte do sistema que provê informações para usuários externos e é orientada pelos princípios geralmente aceitos de contabilidade. Atualmente a Contabilidade Financeira na forma que é seguida pela maior parte do mundo, não se refere somente ao patrimônio financeiro (dinheiro), pois se refere à contabilidade voltada para os usuários externos à organização, e regulada por leis na defesa dos interesses sociais.
Fazendo uma