Linha do tempo período renascentista
As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. Significa "pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.
Neoclassicismo
A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com a anatomia correta e exatidão com contornos, termos “dignos” e clareza.
Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os hábitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleônico.
Romantismo
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Valorizavam os sentimentos, imaginação, nacionalismo, natureza. Na escultura e na arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, a permanência do neoclássico. Vez por outra retomou-se o estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
Características da pintura:
• Aproximação das formas barrocas;
• Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador;
• Valorização das cores e do claro-escuro.
Realismo
Desenvolveu-se ao lado da crescente industrialização das sociedades convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas,