Final Idade M dia Precursores do Renascimento
.Arquitectura – 1ºAno
.História de Arte
Introdução
O Renascimento foi um período da História Europeia compreendido entre os séculos XV e XVI (ou seja final da idade média e inícios da idade Moderna). É uma fase caracterizada pela mudança (em termos culturais, económicos, populacionais, sociais, políticos, religiosos, artísticos, filosóficos e científicos).
A Renascença, foi também um período em que a Europa renasceu da crise do século XIV. Há um aumento significativo da população, ou seja, há um renascimento populacional . Aumenta também a produção, o conhecimento com as descobertas e o conhecimento da cultura grega e latina, ou seja, há um renascimento económico e intelectual. Desenvolveu-se nas cidades (em meios urbanos , como por exemplo Itália que foi a cidade em que o renascimento teve origem e maior expressão). Chamou-se “Renascimento” em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica. Passa-se a dar mais valor ao Homem e à Natureza (ideal humanista, antropocentrista e naturalista).
A Idade Média
A Idade Média é o periodo histórico europeu entre a Antiguidade e a Época Moderna (entre o séc. V e o séc. XV). Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Esta pode ser dividida em 2 épocas: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média, período do século V ao IX, é caracterizada pela formação do sistema feudal e representa o processo de ruralização da economia e sociedade da Europa.
A Baixa Idade Média considerada o “despertar da Europa, periodo entre o século XIII ao XV, é uma época em que o sistema feudal estava a entrar em crise e onde muitas mudanças económicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem. Cisma entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente (1054), a Inquisição instituída pelo papa