Linha do tempo geo política
O plano Marshall foi um projeto de recuperação econômica dos países envolvidos da Segunda Guerra. Foi anunciado em 5 de junho de 1947 pelo General Marshall, secretário de estado do presidente Truman. Com ele, os Estados Unidos abandonaram a colaboração com a URSS e investiram com força na Europa ocidental, principalmente na França, Reino Unido, Alemanha e Itália, porque temiam que a miséria e desemprego pós-guerra fizessem com que esses países vissem o comunismo como solução e aderissem também a ele. O investimento realizado pelos EUA entre 1948 e 1952, cerca de 14 bilhões de dólares, conseguiu reativar a economia desses países europeus e eles se reergueram em alguns anos, desaparecendo com o perigo comunista.
BLOQUEIO DE BERLIM
Os países vencedores da Segunda Guerra impuseram fortes sanções a Alemanha, como sua divisão em 4 áreas, cada uma comandada por um vencedor: EUA, França, Reino Unido e União Soviética, e a dividiu em duas zonas de influência: capitalista e socialista. Berlim também foi dividida nessas duas zonas, mesmo que em território soviético. A comunicação entre o lado ocidental de Berlim e os outros lugares era feita por pontes aéreas e terrestres. Em 1948, tentando controlar a grande inflação da Alemanha, os EUA, França e Reino Unido criaram fizeram valer em suas zonas de influência a moeda Marco alemão. Stalin reprovou a idéia e, como contra-ataque, tentou reunificar e retomar Berlim inteira. Então, em 23 de Junho de 1948, todas as rotas terrestres foram fechadas pelas tropas soviéticas, violando acordos da Conferência de Yalta. Para não dar vitória à Stalin, os três países criaram uma ponte aérea, em que bombardeiros dos EUA levaram mantimentos aos milhões de pessoas que viviam no ocidente de Berlim. Stalin reconheceu sua derrota em 12 de Maio de 1949.
OTAN
As duas superpotências rivais da guerra fria, EUA e URSS, queriam proteger seu regime político e expandir suas áreas de influencia, já que essa guerra era um conflito