linha do tempo da administração
Egito
O Egito foi unificado por volta 3100 a.C, A regularidade das inundações do Nilo teve grande influência sobre os egípcios, levando-os, provavelmente, a desenvolver uma mentalidade orientada para o planejamento de longo prazo. As pirâmides são mais conhecidas testemunho das aptidões técnicas e administrativas dos egípcios, para contraí-las os egípcios enfrentou e resolveu problemas gigantescos de administração de mão de obra, uso de arquitetura e logística. No período do novo império os governos províncias desapareceram para do lugar a um governo centralizado, as regiões em que o reino se dividia passaram a ser governadas por comandantes militares.
Babilônia e Assíria Cerca de 2000 a.c os sumérios haviam entrado em decadência e foram dominados pela babilônia. O código do rei babilônio hamurabi, escrito no século XVIII a.C, contem 282 regras, que incluem princípios como ‘’olho por olho’’ e ‘’consumidor que se cuide’’ é um dos primeiros e certamente o mais famoso conjunto de lei da historia do mundo. O império assírio controlou a mesopotâmia começou então um período de importantes avanços no campo da organização militar. Os babilônios também foram pioneiros na instalação de um sistema de incentivos salariais, os salários eram pagos a mulheres encarregadas da fiação tecelagem de acordo com a produção individual.
SUN-TZU
Sun-Tzu e um autor chinês que também escreveu no século IV a.C, as teorias de Sun chamaram a atenção do ocidente, por tratar de princípios fundamentais permanentes, sobre planejamento, comando e doutrina, entre outros assuntos. Alguns deles são reconhecidos como de grande utilidade na administração de todos os tipos de organização. No ano 221 a.C, Ocorreu à unificação da china e iniciaram dois projetos importantes, o primeiro foi à construção de uma rede de estradas. O segundo foi à conclusão da construção das muralhas que protegiam as fronteiras do norte. Milhares de