1560391830

739 palavras 3 páginas
Logística Reversa

I - Conceito A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar o planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo, ou seja, sua restituição até o ponto de origem, com o objetivo de realizar um descarte adequado. Desta forma o setor empresarial, contribui para a consolidação do conceito de sustentabilidade, além de atender aos princípios da nossa legislação ambiental (Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305 de 02/08/2010) que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A responsabilidade compartilhada é um conjunto de atribuições individualizadas impostas aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, visando minimizar o volume de rejeitos gerados, reduzindo os impactos causado à saúde humana e à qualidade do meio ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente do Brasil conceitua a logística reversa como sendo um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

II - Finalidade
A principal finalidade da logística reversa é a recuperação de embalagens, materiais, produtos e/ou parte deles, fazendo com estes façam o caminho reverso (consumidor/indústria) e sejam reaproveitados com o menor risco ambiental possível. Esse processo, atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas e se sustentam basicamente na conscientização dos problemas ambientais, na sobrelotação dos aterros, na escassez de matérias-primas e nas políticas ambientais. Com a preocupação das empresas em se adaptarem na aplicação da logística reversa em seus produtos, cada vez mais os setores de pesquisas vem descobrindo novas formas de reaproveitarem os mais diversos tipos de materiais como

Relacionados