Linha do Tempo: Contexto Político e Social
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEAR
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LINHA DO TEMPO:
Contexto político e econômico
(1900 – 2014)
Aluno: Mateus Lopes Soares
Professor: Leonardo Gehllen
Disciplina: Comércio Exterior
PASSO FUNDO, 05 DE AGOSTO DE 2014.
Revolução Industrial
Iniciado no século XVIII, a Revolução Industrial resultou em grandes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais, que definiram as bases do mundo contemporâneo.
A passagem de uma economia agrária e artesanal para uma economia industrial consolidou a burguesia como principal agente econômico; acelerou o êxodo rural e impulsionou o surgimento de grandes cidades; possibilitou a formação da classe operária, abrindo caminho para aluta de classes, que opôs burguesia industrial (proprietária dos meios de produção) e proletariado (detentor da força de trabalho); e estimulou a busca por novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas, como metais, petróleo e borracha, o que resultou na partilha de países da África e da Ásia por nações ricas da Europa.
Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se