LINGUÍSTICA
1° Período – noturno
Linguística
Prof: GISLAINE
TRABALHO SOBRE A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XX
O Estruturalismo na Europa e nos Estados Unidos
RESPOSTAS:
1) Por que Saussure é considerado o fundador do Estruturalismo, embora tivesse preferido a designação de sistema em vez de estrutura para definir a língua como um todo, cujas partes se relacionam entre si e concorrem para a sua organização global.
2) Escola de Genebra: Bally, Sechehaye, Frei.
Escola Fonológica de Praga: Jakobson, Trubetzkoy.
Escola Funcionalista de Paris: Matinet, Benveniste.
Escola de Copenhague (estruturalista propriamente dita): Hjelmslev, Uldall, Brondal, Togeby.
3) Os linguistas da escola de Praga proclamaram a necessidade de se fazer distinção entre Fonologia e Fonética, dois termos usados até então para definir a ciência dos sons. Segundo eles, a fonologia estuda as funções linguísticas dos sons, os fonemas, enquanto a fonética se preocupa com a produção e as características dos sons e da fala. 4) As escolas da Glossemática de L. Hjelmslev (1943) e do Funcionalismo de A. Martinet.
5) L. Hjelmslev. Desenvolveu-se no Círculo Linguístico de Copenhague e consistia na concepção da língua como forma e não substância, distinguindo assim dois planos na língua: o da expressão, constituído pela parte fônica da língua, e o do conteúdo, representado pelo conceito.
6) Funcionalismo ou Estrutura Funcional, considera a língua como uma dupla articulação ( entre a fonologia e a morfologia) e estuda-a do ponto de vista sincrônico e diacrônico, sempre com um objetivo descritivista. Quem o desenvolveu foi Mrtinet.
7) Nasceu dos estudos das línguas ameríndias de F. Boas (1940) E. Sapir (1921, 1949), tendo conhecido desenvolvimentos mais profundos no Distribucionalismo de L. Bloomfield, C. F. Hockett (1958) e Z.S.Harris (1951, 1962) e vindo a encontrar a sua mais ampla expressão no Gerativismo