linguistica
1. Cabeçalho: apresenta os dados bibliográficos completos da obra resenhada.
2. Pequena informação sobre o autor da obra resenhada: é desnecessária no caso de autor conhecido.
3. Exposição sintética do conteúdo do texto: deve ser objetiva, restringindo-se aos pontos principais do texto analisado e, se for o caso, acompanhando os capítulos ou parte por parte.
4. Comentário crítico: é uma avaliação que o autor da resenha faz em relação ao texto lido, podendo assinalar aspectos positivos ou negativos desse texto.
Atualmente se tem discutido bastante acerca do adjetivo crítica associado à resenha, porque esta tem de apresentar comentários críticos. Não pretendemos abordar essa discussão, mas esclarecer que vamos considerar que nela a crítica está implícita.
Há vários tipos de resenha cujo objetivo é divulgar objetos de consumo cultural, como filmes e livros. Esse tipo de resenha circula em jornais e revistas e tem determinado tipo de leitor previsto e objetivos distintos. Mas a resenha acadêmica, como o próprio nome indica, é um texto que circula em espaços acadêmicos. Portanto difere das que fazem a divulgação de bens culturais.
É importante ressaltar que alguns cuidados éticos devem ser tomados em relação ao comentário crítico. Os aspectos positivos devem fazer referência à relevância da obra para um determinado campo de estudos, por exemplo. Os aspectos negativos a ser ressaltados podem evidenciar as lacunas observadas pelo leitor do texto ou mesmo inconsistência ou incoerência teórica apresentadas. As críticas não devem ser dirigidas ao autor do texto, mas às suas idéias ou posicionamentos. SEVERINO (2004:132)
A
TIVIDADE