linguistica
Campus Universitário de Abaetetuba/ Baixo Tocantins
Faculdade de Ciências da Linguagem
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Docente: Ereana do Carmo
Discente: Alex Palheta
Turma: Letras – Língua Portuguesa 2011
CONCEITO DE MÉTODOS
Abaetetuba/ Pa
Março/2014
TRABALHO DE CONCEITO DOS MÉTODOS.
Métodos científicos/ métodos de Abordagem.
Método indutivo: E o método que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais. Trata-se do método científico mais usual. O raciocínio indutivo pode ser completo (assemelha-se ao raciocínio dedutivo, já que a conclusão não fornece mais informação do que aquela que dão as premissas) ou incompleto (a conclusão vai mais além das informações fornecidas pelas premissas; quanto maior a quantidade de informações, maior é a probabilidade. No entanto, a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão).
Método dedutivo: o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para então compreender os casos específicos. Já no início do texto, essas diferenças ficam bastante claras.
Método Hipotético – Dedutivo: Tal método, proposto pelo filósofo austríaco Karl Popper, tem uma abordagem que busca a eliminação dos erros de uma hipótese. Faz isso a partir da ideia de testar a falsidade de uma proposição, ou seja, a partir de uma hipótese, estabelece-se que situação ou resultado experimental nega essa hipótese e tenta-se realizar experimentos para negá-la. Assim, a abordagem do método hipotético-dedutivo é a de buscar a verdade eliminando tudo o que é falso.
Método dialético: A dialética é uma forma de analisar a realidade a partir da confrontação de teses, hipóteses ou teorias e tem origem na Grécia antiga, com filósofos clássicos como Sócrates, Platão, Aristóteles e Heráclito. Para Platão, a dialética era a própria definição do pensamento científico, ou seja, a dialética era simplesmente a investigação racional de um conceito. Assim, a dialética é a