linguistica
A tarefa será a de pesquisar formas diferentes, lúdicas e criativas para facilitar o letramento e alfabetização em sala de aula (5 técnicas para cada).
As atividades lúdicas, quando direcionadas ao letramento e alfabetização são viáveis , pois por meio delas que se integram o prazer e o aprender.
Segundo Vygotsky (1994) para compreender a passagem de um estágio de desenvolvimento da criança para outro, somente é possível através das brincadeiras que ela realiza, uma vez que o brincar emerge de uma necessidade infantil. O lúdico é uma extrema importância para o desenvolvimento do aluno, por ser uma necessidade da criança se utilizar das brincadeiras para vivenciar situações como socialização, apropriação de valores e costumes, gerando situações não somente prazerosas, mas conflitosas. Ao destacar o jogo como instrumento didático é possível constatar teoricamente inúmeras considerações e nomeações a seu respeito, onde se destacam algumas expressões como: jogos, brincadeiras, brinquedo, atividade lúdica e esporte. As linhas que separam os jogos, esportes, ginástica, brincadeiras ou danças são muito tênues, servindo mais para uma definição didática. Na visão de Brotto (2011,p.12) não existe uma teoria completa do jogo, nem ideias admitidas universalmente, o autor apresenta uma síntese dos principais campos culturais e científicos onde os jogo são utilizados.
Sociológico: influência do contexto social no quais os diferentes grupos de crianças brincam.
Educacional: a contribuição do jogo para a educação; desenvolvimento e/ou aprendizagem da criança.
Psicológico: o jogo como meio para compreender melhor o funcionamento da psique, das emoções e da personalidade dos indivíduos. Diante disto, percebe-se que o jogo constitui-se numa atividade primária do ser humano.
Sendo assim, verifica-se que o jogo auxilia no desenvolvimento físico, mental, emocional e social do individuo.
Primeira Atividade: Jogo do Bingo
Em pequenas fichas