linguistica de corpus
1. Compilação de Corpus
1.1 Design
Ao escutarmos composições dos gêneros pop e R&B, principalmente as produzidas na língua inglesa, é facilmente observado o uso recorrente do item lexical Baby. No objetivo de compreender porque esse termo é utilizado de forma tão reincidente nas músicas desses gêneros e observar de que outras maneiras esse é representado dentro dessas canções, o presente trabalho irá realizar uma análise de um conjunto de músicas da cantora Beyoncé.
A escolha da referida cantora se deu devido ao seu papel de destaque dentro do gênero musical R&B. Sendo considerada a principal representante do estilo em âmbito mundial e ganhadora de diversos prêmios internacionais nessa categoria. Por esse fato, e em razão dos gêneros pop e R&B mostrarem-se mais favoráveis à ocorrência do termo Baby do que qualquer outro se optou por realizar essa análise com as músicas da cantora Beyoncé, maior expoente do gênero R&B.
Vale destacar, que esse trabalho contribui para o estudo do léxico de uma língua dentro de um determinado contexto, nesse caso a análise do uso do item lexical Baby, buscando entender os fatores que contribuem a ocorrência desse fenômeno tão usual na composição de músicas que visam atingir um público mais jovem.
1.2.1 Representatividade
Para a construção do corpus utilizado na presente análise foram selecionadas um conjunto de músicas da cantora Beyoncé. Para a eleição dessas canções foi estabelecido um critério de seleção, no qual seriam escolhidas aleatoriamente um total de dez músicas da cantora entre suas composições mais reconhecidas. Tal critério foi estipulado para que os textos em análise tivessem representatividade dentro do conjunto total da obra da cantora. Ainda ao que se refere à representatividade, o corpus aqui trabalhado é considerado pequeno, uma vez que esse possui menos de oitenta mil palavras.
1.1.2 Tipologia do Corpus
Como