Lingugem i
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PEDAGOGIA – modalidade a distância
DISCIPLINA: CONTEÚDOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LINGUAGEM I
Atividade 1
Aluna (o): Rosana
Entendo que linguagem é uma forma de interagir com o mundo. Não necessariamente para transmitir informações de um emissor a um receptor, mas pode ser considerado como um lugar de interação humana. Sendo assim, vi que a linguagem funciona como expressão do pensamento é produzida no interior do mesmo e focada na gramática normativa. Ao contrário da linguagem como instrumento de comunicação, compreendida como um processo externo ao pensamento, mas também focada na gramática normativa. Já a concepção da linguagem como forma de interação, vai além do que transmitir mensagem de um emissor para um receptor e com ela o falante age sobre o ouvinte. Assim, o sujeito constitui compromissos e vínculos que não pré existiam antes da fala, por isso essa concepção é vista como interação humana.
Então, o ensino de texto em situações reais, está ancorado na linguagem como forma de interação possibilitando o aluno a ser mais ativo e assim percebendo a linguagem em seu uso real.
2- Os PCNs calcado numa visão interacionista da linguagem, visa oferecer condições ao educador e ao aluno o uso eficaz da leitura e escrita. Nesse sentido, a educação permite uma leitura crítica e uma forma de ler o real.
No entanto, há implicações na apropriação dessa nova concepção, pois a visão interacionista nos leva a analisar profundamente os textos e a refletir sobre aquilo que o autor quer dizer. Na visão tradicional, o aluno lia os textos apenas com o objetivo de responder alguns questionamentos, mas com a linguagem como forma de interação, leva o aluno a explorar os textos, analisar, interpretar, discutir, pesquisar e até produzir outros textos. Sendo assim, essa concepção estimula o aluno ao senso crítico que contribui para a sua formação enquanto ser social.
3--Os