Linguagens
Departamento de Letras e Ciências Humanas
Disciplina: Origem e Formação da Literatura Brasileira
Docente: Renata Pimentel
Discentes: Carlos Eduardo, Cecília Tenório, Erik Silva e Kristopher Kim.
Resposta – Seminário – Questão 3
O arcadismo nasce em plena efervescência na Europa, surge com os ideais neoclássicos, renovando o gosto literário e o credo estético da época, fazendo surgir novas formas de expressão. Advém com a ascensão sócio político-cultural da burguesia em contraponto com a decadência da aristocracia e consequentemente do barroco, principalmente na segunda metade do século XVIII. Como todo movimento político, religioso ou de qualquer natureza precisa de algo para validá-lo, a literatura é uma das veias que essa mediocracia se utiliza para se fazer verdade. Tudo que se fazia na Europa, gerava reflexos aqui no Brasil Colônia. Este período foi marcado por três correntes: Neoclassicismo, Ilustração e Arcadismo.
O Neoclassicismo foi um fenômeno em toda a Europa do século XVIII. Procurava-se reproduzir similarmente os exemplos gregos e romanos e em Portugal tentou-se imitar o período clássico de sua literatura, o século XVI.
Como Ilustração, entende-se o conjunto de ideologias do século XVIII, de fontes inglesa e francesa e que tinha como princípios: divulgação do saber, exaltação da natureza, crença em uma sociedade melhor. O Arcadismo deve-se à influência dos italianos e sua reação contra o Maneirismo, como estes também estavam emergidos nessa nova fase europeia, se inspiraram na lendária Arcádia (região da Grécia Antiga), opondo-se aos exageros do barroco, pregando pela vida campestre, simples e a ideia de igualdade, além da denúncia contra a vida luxuosa da nobreza nas cortes. O Brasil estava vivendo um processo de transferência do centro econômico do Nordeste para o Sudeste (Rio de Janeiro e Minas Gerais), como a Europa, que estava mudando os rumos econômicos, sociais e culturais, também havia de