Linguagens de programação
C
Programação de Sistema – Linguagem compilada
Com esta linguagem é possível ler e escrever código para diversas plataformas. Desde microcontroladores até sistemas científicos mais avançados podem ser criados em C e diversos sistemas operacionais modernos são escritos em C.
O C é uma linguagem de propósito geral, sendo adequada à programação estruturada. No entanto é mais utilizada para escrever compiladores, analisadores léxicos, bancos de dados, editores de texto entre outros. A linguagem C pertence a uma família de linguagens cujas características são: portabilidade, modularidade, compilação separada, recursos de baixo nível, geração de código eficiente, confiabilidade, regularidade, simplicidade e facilidade de uso.
C++
Programação de Sistema – Linguagem compilada
Ela pode ser usada para programar qualquer tipo de hardware, desde os mais simples até os mais complexos. Além disso, C++ é uma linguagem que gera programas em código de máquina, que funcionam com ou sem a participação de sistemas operacionais no dispositivo. A linguagem C++ é utilizada em projetos como compiladores, editores, ferramentas de programação, jogos entre outros
JAVA
Linguagem hibrida
Linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas Java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que a Java Virtual Machine esteja instalada. Este programa converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar. Hoje Java é usada tanto para sistemas web, desktop, mobile e periféricos em geral.
FORTRAN
Linguagem compilada
O FORTRAN é a primeira linguagem de programação de alto-nível concebida. Até então, a programação de computadores envolvia o uso de linguagens de baixo-nível, como a linguagem ASSEMBLY, ou mesmo o uso da linguagem de máquina. O FORTRAN possui uma sintaxe rígida e formato algébrico para simplificar seu uso com