Linguagens de programação
Módulo 10 – Introdução à Programação Orientada por Objectos
Técnico de Informática de Gestão
Programação Orientada a Objectos
A programação orientada aos objectos é um paradigma ou modelo de programação. Tal como outros paradigmas, este propõe métodos e técnicas para auxiliar o programador a dominar a complexidade dos problemas e a escrever boas soluções. Apresenta características que o distinguem dos outros, tal como: - Objectos, classes, herança e polimorfismo; - Modularidade e reutilização; - Extensibilidade; - Desenho e programação incremental; - Desenho bottom-up; - Proximidade entre modelo e modelado.
Técnico de Informática de Gestão
Origens da P.O.O.
O termo Programação Orientada a Objectos (POO) foi criado por Alan Kay, autor da linguagem de programação Smaltalk, mas antes da criação desta linguagem algumas das ideias da POO eram já aplicadas. A primeira linguagem a utilizar essas ideias foi a linguagem Simula-67, criada em 1967, na Noruega. Alguns exemplos de linguagens orientadas a objectos modernas: - Java - C++ - Object Pascal (Delphi) - (…)
Técnico de Informática de Gestão
Ideias Básicas da P.O.O.
A Programação Orientada a Objectos (POO) foi criada para tentar aproximar o mundo real e o mundo virtual: a ideia é tentar simular o mundo real dentro do computador. Para isso, a POO utiliza objectos pois o mundo real é composto de objectos. Na POO, o programador é responsável por moldar o mundo dos objectos e definir como estes interagem entre si. Os objectos “conversam” uns com os outros através do envio de mensagens e o programador deve definir quais as mensagens que cada objecto pode receber e qual a acção que o objecto deve realizar ao receber cada mensagem.
Técnico de Informática de Gestão
Ideias Básicas da P.O.O.
Problema: Quero enviar flores aos meus tios, que vivem em Coimbra, no dia do seu aniversário de casamento. SOLUÇÃO: Procurei um agente apropriado (Maria - florista) e passei-lhe uma