Um encontro inesperado
Administração de Alimentos em Pediatria
1 - De que maneira o envolvimento da família na tomada de decisões contribui para o estabelecimento de uma alimentação saudável?
O envolvimento da família contribui, pois a família estará instrumentalizada de acordo com suas condições socioeconômicas e culturais e com o modo de vida e de compreensão da necessidade de alimentar-se de forma salutar, para promover melhor qualidade de vida no futuro da criança.
2 – De que forma a influência do marketing utilizado pelas indústrias e a propagação sem critérios do uso de fórmulas lácteas pode influenciar negativamente a alimentação do lactente?
A influência do marketing e o uso de critérios de fórmulas lácteas sobre o desmame precoce, a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil preocuparam as autoridades sanitárias e levaram a comunidade cientifica internacional a estabelecer normas de utilização das fórmulas enriquecidas com ferro e sais minerais para o lactente.
3 – A que visam as ações de aleitamento materno e quais benefícios podem ser gerados pelo sucesso dessas ações?
As ações de aleitamento materno apóiam-se em três pilares: “apoio, promoção e proteção à prática da amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos de idade ou mais”. Os objetivos dessa prática possibilitam melhorar a qualidade de vida e reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e as doenças crônicas não-transmissíveis na idade adulta.
4 – O que pode levar a criança à adoção de uma dieta nutricionalmente balanceada e de bons hábitos alimentares?
As crianças que recebem uma variedade de alimentos no processo de adaptação mais provavelmente adotarão uma dieta nutricionalmente balanceada e desenvolverão bons hábitos alimentares, garantido, assim, um futuro mais saudável.
5 – De que maneira a cultura alimentar da família influencia no apetite da crença e na predileção por determinados alimentos?
A cultura alimentar da família é um dos fatores relevantes