Linguagens De Programa O E Estrutura De Dados
Um computador é uma máquina que, para realizar algo, precisa que alguém lhe indique o que fazer de uma maneira que ele entenda. Para isso, é necessário que:
Conheça o computador e os recursos disponíveis;
Saiba o que quer que o computador faça;
Instrua o computador, através de uma linguagem de programação. O hardware do computador, constituído de placas e dispositivos mecânicos e eletrônicos, precisa do software para lhe dar vida: programas, com finalidades bem determinadas, que façam o que os usuários querem ou precisam. Alguns programas maiores, como processadores de texto, planilhas eletrônicas e navegadores da Internet, são de fato agrupamentos de dezenas de programas relacionados entre si.
As linguagens de programação são usadas para descrever algoritmos; isto é, sequências de passos que levam à solução de um problema. Uma linguagem de programação pode ser considerada como sendo uma notação que pode ser usada para especificar algoritmos com precisão.
Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo palavras-chave próprias. Exemplos de linguagens de alto nível são C++, Java, C#, Delphi (Pascal), PHP, Visual Basic, etc.
Algoritmo
Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que devem ser seguidas para resolução de um problema ou para a execução de uma tarefa. Segundo Puga e Rissetti. São muito utilizados na computação, na elaboração de software, hardware ou até mesmo em uma rede. Sua utilização não tem limites.
Usam estruturas que ajudam o processador a chegar a um determinado resultado. Ou seja, o programador tem que realmente expressar como chegar ao resultado passo-a-passo, pois não existe o óbvio para o computador.
Para isso, define-se que para criar um algoritmo (programa) são apenas necessárias três estruturas:
Estrutura de procedimento
Estrutura seletiva
Estrutura repetitiva
E, para isso, podemos também usar alguns paradigmas dos dias atuais, como a programação orientada a eventos e a