Linguagem
As linguagens são meios de estabelecer a comunicação entre as pessoas ou grupo social. Na linguagem do cotidiano o homem faz uso da linguagem verbal e não verbal para se comunicar, a linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, fazem parte da linguagem não verbal. A linguagem corporal é um tipo de linguagem não verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções. Imagine – se dando uma piscadinha para paquerar alguém, ou uma fazendo uma careta para o amigo, mostrando a roupa da pessoa que está estranha. Todos nós fazemos esse tipo de linguagem diariamente.
Temos também a linguagem mista, que é o uso da linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo, por exemplo, uma história em quadrinhos integra imagens, símbolos e diálogos. Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, você pode usar a linguagem formal (produzida em situações que exigem o uso da linguagem padrão, por exemplo, salas de aula ou reuniões de trabalho) ou informal (usada quando existe intimidade entre os falantes, recorrendo a expressões coloquiais). Você provavelmente deve ter imitado um “sotaque” de outra região para fazer graça, certo? Quando estamos com nossos amigos usamos gírias, e falamos “cortando letras”, mas quando estamos no trabalho, apresentando um seminário diante dos professores e alunos, usamos a linguagem formal.
Língua e fala
As línguas são códigos que utilizamos para interagir em um determinado grupo. Esses códigos são convencionados. É através da fala que a língua se atualiza e se transmite através do tempo e das pessoas, das comunidades de fala, e é pela língua que a fala se programa e acontece, ao mesmo tempo, no presente e no passado. A fala projetaria a língua para os fatos da fala, para a comunicação. A língua, por sua vez, resultaria das impressões da fala sobre o