linguagem
LÍVIA SUASSUNA*
MICHELLE BATISTA BEZERRA**
RESUMO
Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliação como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metodologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhadas numa classe da 8ª série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). Registros descritivos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professora observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avaliação um processo reorientador da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Avaliação da
Educação, Língua Portuguesa.
* Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidasde Federal de Pernambuco (UFPE)
(lsuassuna@nlink.com.br).
** Professora efetiva da Rede Pública Municipal de Ensino das cidades de Jaboatão dos Guararapes/PE e de São Lourenço da Mata/PE (xelinha7@yahoo.com.br).
Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 611-628, set./dez. 2010 • 611
RESUMEN
Desde una perspectiva teórico discursiva del lenguaje, el presente estudio buscó analizar si los profesores de la enseñanza fundamental utilizan la evaluación como punto de partida para la selección de contenidos y metodologías en la organización de secuencias didácticas y cómo lo hacen. El corpus de la investigación fue el seguimiento de clases en un grupo del 9º año de la enseñanza fundamental de una escuela municipal de Recife (PE). Para la recolección de datos se utilizaron registros descriptivos de las clases de Lengua Portuguesa. Los resultados mostraron que