Linguagem
ENGENHARIA CIVIL
RESUMO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO.
GUARAPUAVA-PR
2014
Metodologia científica e a formação do engenheiro.
O desenvolvimento da disciplina de Metodologia Científica no curso de engenharia é muito importante, visto que as busca por novas tecnologias vem aumentando, aliada com a globalização das atividades econômicas vem exigindo trabalhadores com qualificação, e trás a reflexão sobre as responsabilidades dos engenheiros em resolver problemas referentes à sociedade.
As mudanças políticas, econômicas e sociais trazem modificações em vários setores, mudança tecnológica ligada à base cientifica , sendo a capacitação tecnológica e sua relação á estratégia de negócios; as novas oportunidades exigindo conhecimentos multidisciplinares.
As mudanças exigem construção de soluções com a contribuição da ciência, neste contexto existem muitas exigências, como especialização e atualizações constantes, e também atualmente existe uma complexidade tecnológica que está em evolução, exigindo uma solida formação cientifica básica.
O profissional de engenharia deve possuir domínio das novas tecnologias, estar cientes dos avanços científicos e conhecimentos necessários ao desenvolvimento do país, ou seja, que possua competência técnica e política.
Esta formação de engenheiros capazes de corresponder a todas essas exigências deve estar ligada a base de educação acadêmica, e esta base deve ser a pesquisa. Os acadêmicos precisam produzir conhecimento e não serem apenas consumidores, para que não tenham dificuldades em superar os desafios e sejam alunos-pesquisadores.
A contribuição da disciplina Metodologia científica
Esta disciplina faz parte da grade horária do curso de engenharia desde 1996, onde a preocupação era contribuir para que os alunos desenvolvessem espíritos critico e observador.
Educar através da pesquisa, é a