Linguagem
Orientações
Roteiro de Leitura
Leia atentamente os capítulos 1 e 2 do caderno pedagógico da disciplina e o artigo "Projetos de letramento na educação infantil", de Angela Kleiman, postado na midiateca. Após a leitura, responda, individualmente ou em duplas, às 3 questões do Roteiro de Leitura a seguir (preferencialmente use A4, Arial ou Times 12, espaço 1,5). Escreva no mínimo 8 linhas para cada questão.
Salientamos que esta atividade solicita uma leitura atenta e detalhada de cada um dos capítulos e do artigo. Nosso objetivo é que as reflexões possam contribuir com a sua apropriação conceitual, requerendo sua construção textual, sem qualquer cópia do conteúdo do caderno pedagógico ou de outros textos.
Questão 1
O que significa conceber leitura como interação?
Para responder essa questão, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
- a concepção de língua(gem) e a concepção de texto que fundamentam a concepção de leitura como interação; (1,5 ponto)
- o papel do leitor na construção dos sentidos de um texto nessa concepção de leitura; (1,0 ponto)
- as implicações pedagógicas dessa perspectiva no ensino de língua materna. (1,5 ponto)
Conceber a leitura como interação, significa, trabalhar com textos onde o aluno possa vivenciar sua realidade. O professor deve ter a habilidade de buscar textos do cotidiano do aluno, associando a palavra escrita com a falada, numa linguagem compatível com a faixa etária, que atraiam a atenção do aluno, onde o mesmo possa interagir com o professor e demais colegas. Nada melhor do que, a forma supra citada, pois assim o professor terá a atenção do aluno através de vivências do mesmo com o texto trabalhado e o aluno por sua vez, estará adquirindo o habito da leitura.
Trabalhando textos da realidade do aluno, contribuirá o aprendizado da língua materna dentro de um contexto de textualidade, associando a palavra falada, o letramento, à palavra escrita. Enquanto Le, o