Linguagem
COORDENAÇÃO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS PRT/PRT
CAMILA LIMA PINHEIRO
II SEMANA TRANSDISCIPLINAR SANTA FÉ
São Luís
2012
CAMILA LIMA PINHEIRO
II SEMANA TRANSDISCIPLINAR SANTA FÉ
São Luís
2012
PROBLEMATIZAÇÃO
Por qual razão a língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes?
O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua. A variação de nossa língua é fato incontestável de acordo com a nova linguística. Vimos que as mudanças foram gradativas desde o nascimento do latim, que é a língua-mãe do português, até o nosso “abrasileiramento” do português vindo de Portugal. Apresentamos fatores geográficos, históricos, sociais e estilísticos como geradores de transformações e criação de novos falares dentro do território nacional.
Entendemos que o crescente distanciamento entre a língua eleita como “certa” e a efetivação nas grandes camadas sociais divergem causando o elitismo de uma e marginalizando as outras possibilidades. Constatarmos a permanência da unidade linguística, devido a caracteres similares presentes em todas as variações. Toda forma de se expressar possui uma gramática que a estrutura tornando cada variação eficaz no processo da comunicação.
Ciente do poder simbólico das variações o usuário tende a utilizá-la como meio de projeção social, enfim, a Língua Portuguesa torna-se hoje, fator de inserção no mundo atual estimulando o sujeito a ser ativo perante a cultura e história de nossa nação.
HIPÓTESES De que forma a Educação poderá intervir em uma sociedade que apresenta cada vez mais um caráter multicultural? A reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade cada vez mais de caráter multicultural, é recente e vem crescendo no nível internacional e, de modo