Linguagem
1.
Como os conceitos de textos, linguagem e interação estão relacionadas?
R.: Relacionam-se nas formas de expressão, na comunicação, na fala e na facilidade que deve se passar a quem será o receptor, ou seja, quem receberá o que desejamos falar. Deve ser eficientes, eficazes, ter clareza e habilidade para expor claramente o que se deseja comunicar.
2. Quais as regras para que o uso da linguagem seja adequado à situação e para que a comunicação seja, de fato, interativa?
R.: O primeiro passo é conhecer o receptor, o público que irá receber o texto para que de fato a comunicação seja interativa, e as regras para isso é usar adequadamente as formas de linguagem, os textos, linguagens verbais e não-verbais, a entonação da voz, a linguagem adequada.
3. Descreva as características da Linguagem padrão e da Linguagem informal. R.: Linguagem padrão: é uma linguagem usada em discursos públicos, reuniões de trabalho, ao se referir aos superiores, em ambientes mais formais e que por ética exigem o melhor uso das palavras.
Linguagem informal: é uma linguagem descontraída e pode ser usada em ambientes familiares, com amigos e pessoas próximas, com dialetos e gírias regionais.
4. Explique quais as vantagens da escrita.
R.: A escrita, além de ser uma forma de registrar tudo aquilo que em determinado momentos se quis falar, é também uma forma fácil de e clara de expor pensamentos, ideias, sendo assim, uma das mais claras e benéficas formas de expressão. Junto com uma boa escrita está uma boa leitura, o que consequentemente fará do individuo uma pessoa comunicativa e que com facilidade expressa seus sentimentos.
5. Escrever não é a mesma coisa que falar. Explique.
R.: Na escrita deve se usar uma linguagem culta e que atenda a todo e qualquer público que terá acesso ao texto para que possa ser interpretado com clareza. Na fala
devemos observar o receptor, a pessoa ou o público a que dirigimos a palavra, e assim usar a forma