Linguagem c#
História da Linguagem C#
Paradigmas Computacionais
1. Introdução
O C# é uma linguagem de programação apresentada pela Microsoft juntamente com o lançamento da plataforma. NET, em meados do ano 2000, apresentando uma excelente integração com a mesma. É uma linguagem de uso geral, moderna, robusta e orientada a objetos, incorporando diversos recursos para trabalhar efetivamente com componentes da maneira mais fácil.
A Sintaxe do C# é baseada na linguagem C++, mas eliminando as diversas dificuldades existentes na mesma. Ela foi desenvolvida por uma equipe liderada por Anders Hejlsberg, conhecido por criar o Turbo Pascal, o Delphi e o Microsoft Visual J++.
Assim como todas as outras tecnologias, as linguagens de programação precisam evoluir. A demanda por aplicativos mais sofisticados e por softwares para a Web e dispositivos portáteis é o pretexto para a utilização da linguagem C# em detrimento de outras mais antigas. Além das vantagens da orientação a objetos, C# apresenta as seguintes características:
§ Gerenciamento de memória automático através do “coletor de lixo”. Um programa pode alocar memória, mas não precisa se preocupar em liberá-la, pois esse trabalho é feito pelo coletor;
1. Todas as informações de um arquivo C# são compiladas em um único arquivo, facilitando o desenvolvimento;
2. Compatibilidade com outras linguagens. É possível utilizar em C# uma classe da plataforma. NET que tenha sido desenvolvida em outra linguagem. Por exemplo, uma classe de C# pode ser derivada de uma classe que tenha sido escrita em VB. NET. Por conseguinte, o contrário também é possível. Isso acontece porque todo código da plataforma, independente da