Linguagem Verbal
Linguagem Não Verbal: Não utiliza da palavra para se comunicar. Utiliza de outros meios: placas, objetos, figuras, gestos, cores, ou seja, dos signos visuais. Ex: Semáforo, apito de juiz, cartão vermelho ou amarelo, aviso de não fume, identificação de feminino ou masculino, placas de trânsito, entre outras.
Comunicação: Capacidade de emitir e de receber mensagens, além de ser uma forma de entendimento entre as pessoas.
Elementos da Comunicação: Emissor, Receptor, Mensagem e Código.
Emissor: Aquele que envia a mensagem.
Receptor: Aquele que recebe e entende a mensagem.
Mensagem: Tudo aquilo que o emissor transmite ao receptor.
Código: Conjunto de sinais organizados que são empregados na comunicação para transmitir uma mensagem.
Gramática: Origem grega significa a arte de bem escrever e bem falar.
Gramática intuitiva: É a gramática internalizada que todo falante da língua possui e que lhe permite organizar e entender as frases, mesmo sem ter frequentado qualquer tipo de escola.
O que cada falante mobiliza ao falar; auxiliar para saber inconscientemente como se usa; maquinário cerebral que permite ao falante aprender a forma de expressão de seu “habitat natural”.
Gramática normativa: É aquela que estabelece normas para o uso correto do idioma, dentro de padrões estabelecidos pelos gramáticos. Pelo seu caráter, é aprendido na escola.
Algo que deve ser seguido por todos os falantes; prescrever como o falante deve se expressar; forma de expressão de uma classe socialmente mais favorecida; O que foge à variedade eleita como a língua.
Gramática Descritiva: É aquela