linguagem verbal nao verba
A mensagem é o objeto central de qualquer tipo de comunicação estabelecida entre duas partes, o emissor e o receptor. Embora em geral se relacione a ideia de mensagem com mensagens escritas, hoje em dia a variedade de mensagens e estilos comunicativos possíveis é certamente infinita e faz com que os indivíduos possam manter contato com outras pessoas de diversas maneiras.
Para definir tecnicamente, a mensagem é o conjunto de elementos informativos que o emissor envia a quem cumpre a função de receptor. Então, é somente através da mensagem que o fenômeno comunicativo pode ser gerado, pois se fosse de outra maneira as pessoas por sua simples existência não estabeleceriam necessariamente alguma conexão. Para realizar uma comunicação de maneira apropriada, é de vital importância que ambas as partes reconheçam e compreendam a linguagem em que a mensagem está estabelecida. Neste sentido, a linguagem pode ser não apenas o idioma, mas também os símbolos, os sinais ou os gestos que estão sendo transmitidos.
Nas situações de comunicação, alguns elementos são sempre identificados. Isto é, sem eles, pode-se dizer que não há comunicação. É o que diz a teoria da comunicação.
Os elementos da comunicação são:
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo. Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário. Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas