Linguagem oral e escrita
RESUMO
Está pesquisa teve como foco a linguagem oral e a linguagem escrita. Sabe-se que o processo da construção da linguagem escrita já é iniciado muito antes da criança entrar na escola. Desde bebê a criança aprende a usar gestos para representar coisas. Cada criança possui caminhos próprios para desenvolver a leitura e a escrita. Ler e escrever não são uma habilidade adquirida de forma inata. Estudos mostram que depende do educador para que haja um bom desempenho dos alunos, eles devem trabalhar com estratégias inovadoras e diversificadas que ajude no desenvolvimento das habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita.
Palavras-Chaves: Linguagem Oral; Linguagem escrita; Aprendizagem. 1 INTRODUÇÃO
Uma das funções dos professores de anos iniciais é ensinar a linguagem oral e escrita, promovendo o aprendizado de maneira prazerosa para que os alunos desenvolvam a escrita e a oralidade, pois nos dias atuais a linguagem oral é de grande importância para o desenvolvimento do aluno.
Diante da realidade, as instituições educacionais necessitam se constituir de modelos pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos, em que, desde pequenos aprendam a falar, expressar-se e também que sejam sujeitos de analisar seu contexto social.
Aprender a ler é entrar no mundo da escrita. Antes de conhecer o código da escrita a criança já faz leitura sobre ela, observando rótulos, embalagens e imagens que relaciona a alguma coisa ou algo que faz de seu cotidiano. No entanto, para que este processo da escrita se efetive na alfabetização da criança é preciso pensar também no desenvolvimento da linguagem oral.
A linguagem escrita deve andar lado a lado com a linguagem oral para que o processo de alfabetização aconteça com êxito, a criança deve aprender a ler mais também deve saber se expressar, não ter vergonha de impor suas duvidas, insatisfações e conquistas.
A observação