Linguagem JURIDICA Aula 01
Faculdade Salesiana de Santa Teresa
Curso de Direito – 1º SEMESTRE Data: _05_/_02_/_2015_. Professora: Cleidy M. Alves Baiaroski.
Aula nº 1 e 2
1- Apresentação e ementa.
2- Lista de livros e filmes a serem analisados.
3- Conceito de Linguagem Jurídica
MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA
Faculdade Salesiana de Santa Teresa
Curso de Direito – 1º SEMESTRE Data: _19_/_02_/_2015_. Professora: Cleidy M. Alves Baiaroski.
Aula nº 3 E 4
4-Texto sobre Linguagem Jurídica
5- Introdução à Comunicação Jurídica - Conceitos
Linguagem jurídica
O estudo da linguagem jurídica é um dos momentos ricos de percepção da língua como instituição social, enraizada na tradição cultural que ela reproduz, transmitida de geração após geração.
A linguagem jurídica é também via de acesso à compreensão de que a cultura transmitida pela língua revela uma “visão de mundo” que possui uma tendência à conservação linguística.
Na sociedade brasileira, o discurso jurídico, em especial, foi muito influenciado pela retórica tradicional, e, por isso, continuou resistente às transformações. Essa resistência se torna perceptível, por exemplo, na permanência do uso dos brocardos jurídicos incluídos nos discursos orais ou escritos.
É sabido que a linguagem permeia todos nossos atos, em todas as instâncias da realidade social e que, por meio dela, se podem perceber manifestações de poder entre os indivíduos que deixam transparecer a hierarquia existente na sociedade. A linguagem do direito é matéria privilegiada para a percepção do universo hierárquico.
Felizmente, há manifestações de inquietação e inconformismo diante do conservadorismo da linguagem jurídica. Na atualidade, são divulgados na