Linguagem informal x linguagem acadêmica
Profa. Me. Carolina Fernandes
Linguagem informal X Linguagem acadêmica Linguagem informal: Linguagem utilizada no dia-a-dia, no uso oral da linguagem. Linguagem acadêmica: É clara, objetiva, formal, técnica, afasta-se da linguagem comum, coloquial.
Ex.: Hoje se produz de tudo, tudo que é produto tem no mercado. Encontramos nele tudo o que queremos ou que podemos querer um dia, por isso só a oferta do produto não garante a venda. A competição é muito acirrada, por causa disso que as empresas estão pensando em outras alternativas para satisfazer seus clientes. Uma alternativa que as empresas criaram é juntar à venda do produto alguma prestação de serviços.
Ex.: Os efeitos causados pelo aumento na produção nos últimos anos vêm demonstrando que somente a oferta de produtos não é uma estratégia competitiva adequada. A venda de produtos vem perdendo seu valor competitivo e, desta forma, as empresas começam a propor soluções que aumentam a sua posição competitiva assim como a satisfação dos clientes. Uma das soluções que vem sendo discutida é a inclusão de serviços aos produtos oferecidos no mercado.
Quando as pessoas não se entendem e também a logística não vai bem, acabamos tendo uma distorção na informação.
A falta de transparência na comunicação e em procedimentos operacionais logísticos contribui para o aumento de assimetrias na informação.
LINGUAGEM ADEQUADA AO DISCURSO CIENTÍFICO: a) Evitar vícios de linguagem (repetições: também, e, então, por isso, assim) b) Evitar o uso da 1ª pessoa do singular, optando-se pela 1ª do plural (nós) ou pelo modo impessoal (descobriu-se que, sabe-se que) c) Não utilizar termos e expressões coloquiais (decoreba, não serve pra nada, besteira, mentira). d) Evitar palavras vagas como: “coisa”. e) Estar atento para generalizações, tais como: “todos os estudos negam que...”, “ninguém acredita que...” “é