Linguagem do mergulho
A comunicação é algo essencial em todas as operações de bombeiro. Deve-se sempre manter a troca de informações durante uma missão ou ocorrência. No mergulho não é diferente. O mergulhador tem que comunicar-se com seus parceiros de profissão, tanto aquele que está ao seu lado, quanto os que estão na superfície. Neste trabalho serão abordados os métodos utilizados por esses profissionais para que a comunicação seja possível, sendo eles através de sinais manuais, de cabos, de ondas sonoras, escrita em pranchetas, sinais com lanterna e bandeiras.
2 FONIA
A melhor opção para comunicação é a utilização do sistema de fonia. Quando funciona corretamente, tal sistema reduz a chance de falta de comunicação e assegura que o encarregado sempre saiba o estado do mergulhador. A capacidade de conversar com alguém é, também, psicologicamente tranquilizante para um mergulhador, especialmente durante a busca de um corpo em locais sem visibilidade.
2.1 Comunicação através de cabo
Sistemas de comunicação podem ser através de um cabo que fisicamente une o equipamento de fonia do mergulhador a uma unidade receptora/transmissora na superfície. Além do microfone do encarregado e alto-falante, algumas unidades de comunicação também permitem realizar comunicação com outros mergulhadores, e gravação. Quando a comunicação é feita por sistema de cabo de fonia, este deve ser unido à linha de vida, formando assim um umbilical.
2.2 Comunicação através de ondas sonoras
A comunicação pode ser através de ondas sonoras para transmitir sinais através da água. Alguns modelos transmitem e recebem bem os sinais, porém produzem ruídos e interferências, fazendo um barulho no fundo, tal como aquele causado por motores de barcos, bolhas emitidas pelo mergulhador, e ar passando através do regulador do mergulhador. Considerações acústicas também aparecem, desde casco de navios, pedras e cais de concreto podem