Linguagem de programação
Ada Lovelace traduziu os pensamentos do grande matemático italiano Luigi Menabrea durante um período de nove meses entre 1842 a 1843. Descrevendo as obras da nova máquina analítica, feito pelo Charles Babbage.
Com essa tradução em mãos Luigi Menabrea fez diversas anotações sobre o método de calcular números de Bernoulle. Reconhecido por muitos como o primeiro programa de computador do mundo.
Em 1801, foi inventado o Tear Jacquard, usava cartões perfurados com furos para mostrar no braço os movimentos do Tear que regularizava costuras a fim de gerar automaticamente padrões decorativos.
Em 1890, Herman Hollerith começou a codificar as informações no cartão, ele observou que a posição dos furos no bilhete do trem controlava a presença dos titulares no bilhete.
Os números decimais no inicio do século XX era o que se utilizava nos sistemas daquela época. Os códigos eram atualizados segundo as aplicações.
Logo se percebeu que a lógica assim como as palavras, poderiam ser também bem interpretadas com números.
Esse também foi uma grande descoberta daquela época, pois hoje sem uma boa lógica estruturada envolta dos programas o mesmo não irá funcionar com tanta eficiência.
Apartir de 1940
Em 1940, os programadores escreviam a mão, programas em linguagem de montagem, perceberam que se estavam mais sujeitos a erro.
Linguagens de programação criada nessa década
1943 – Plankalkul
1943 – ENIAC coding system
1949 – C-10 Linguagens de Programação a partir de 1950 a 1960
Em 1950, as linguagens de programação, foram mais difundidas e até hoje tem um bom reconhecimento.
Fortran – FORmula TRANslation – primeira linguagem de alto nível. Desenvolvida para realização de cálculos numéricos. Desenvolvida por John Backus e outros; Lisp – Linguagem para manipulação de símbolos e listas. “LISt Processor” inventada por John McCarthy e outros; COBOL – COmmon Business Oriented Language – primeira linguagem de programação