linguagem de programação C
A linguagem C foi inventada no século 70, mas especifico em 1972 e instalada em um computador por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, com a função de desenvolvimento do sistema operacional Unix. A linguagem foi nomeada “C” devido suas características serem adquiridas através de uma linguagem anterior chamada de “B”, sob supervisão de dois criadores Ken Thompson e Dennis Ritchie de acordo com eles, era uma versão antiga e\ou reduzida da linguagem de programação batizada de BCPL.
Após a criação, a linguagem C não obteve sucesso de imediato, com isso seu uso ficou restringido a alguns laboratorios, no entanto em 1978 Brian Kerningham e Dennis Rithcie lançam o livro The C Programming Language, com o fundamento de instruir, mudando assim o histórico de programação em C. Sua primeira versão da linguagem C é conhecida como "C Kernigham e Ritchie" ou se abreviada é "C K&R".
O grande sucesso da Linguagem C está interligado ao sucesso do sistema operacional Unix, sendo que quase todas as implementações do Unix que possui diferentes arquiteturas há um compilador C de origem.
A linguagem C é uma linguagem de propósito geral, o que quer dizer que se adapta a praticamente qualquer tipo de projeto, altamente portável e extremamente rápida em tempo de execução. A linguagem C++ é uma evolução da linguagem C que incorpora orientação a objetos.
Posteriormente, devido a esse sucesso, a linguagem de programação C passou a ser utilizada fora do sistema Unix como, por exemplo, em Pc’s (DOS, Windows e OS\2), com a introdução de compiladores da Borland e Microsoft. Atualmente, a linguagem C de programação é descrita pela norma ISO - ISO\IEC 9899:1990.
Variáveis
São espaços de memória reservados que guardam valores durante a execução de um programa; Todas as variáveis em C devem ser declaradas, antes de serem usadas;
Uma declaração de variável em C consiste no nome de um tipo, seguido do nome da variável, seguido de ponto-e-vírgula.
Exemplo: