linguagem de programação c
Paradigmas de Linguagens
Linguagem C
Dalleth Espíndola
Felipe Alves
William Bernardo
Matheus Lustosa
Maceió, 30 de setembro de 2013.
Sumário
Introdução
A linguagem C é de finalidade geral. Foi desenvolvida para ser, essencilamente, protátil e flexível, pois não é ligada a nenhum sistema operacional ou máquina. Nasceu com o advento do computador pessoal e da teoria de linguagem estruturada, tornando-se rapidamente uma linguage muito popular entre os programadores. É uma linguagem muito ligada a sistemas de kernel Unix, visto que foi utilizada para desenvolvê-lo. Também foi usada para desenvolver outras linguagens, como o Java.
É usada para escrever o kernel da maioria dos sistemas operacionais, dos drivers e dos programas que exigem mais desempenho e processamento.
Desnvolvimento
A linguagem de programação C
A palavra de ordem que define C é eficiência.
Os programas em C costumam ser rápidos e bem pequenos, perdendo em velocidade apenas para o Assembly, que é programado direto no metal. Isso ocorre porque a programação em C ocorre em níveis muito próximos do hardware, facilitando a otimização na execução de programas. É por esse motivo que os programadores em C tem controle e acesso totais aos recursos do sistema e da máquina, lidando com áreas do sistema que seriam inacessíveis em Java ou C#, por exemplo – conseguindo inclusive os endereços de memória da máquina.
No entanto, a possibilidade de compilar um erro feito por você é muito grande pois, como foi dito, têm-se total controle sobre os recursos da máquina, em todos os detalhes. É muito fácil fazer um looping que trave o sistema, apagar ou alterar qualquer arquivo ou ainda fazer um arquivo que cresça infinitamente e lote o disco rígido em poucos instantes. Não à toa, os melhores hackers criam suas aplicações em C.
No entanto, C é considerada uma das linguagens mais difíceis de se aprender – prendendo também, neste quesito, apenas para o