Linguagem css
Sigla em inglês para Cascading Style Sheet *(Folha de estilo em cascata), idealizada em 1995 por Håkon Wium Lie e Bert Bos que apresentaram a proposta do CSS que logo foi apoiada pela W3C. “A idéia geral era, utilizar HTML somente para estruturar o website e a tarefa de apresentação fica com a CSS disposto em um arquivo separado .css” ou no próprio HTML demarcado pelas tags.
A CSS é um método simples utilizado para definir a apresentação de documentos escritos por uma linguagem de marcação.
*"Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (p.ex., fontes, cores, espaçamentos) aos documentos Web”.
Qual a utilidade do CSS?
Com a CSS podemos eliminar do código elementos e atributos de formatação, o que deixará o código mais limpo e ao mesmo tempo fazendo a separação entre marcação e exibição, o que quer dizer é que, o HTML destina-se a estruturar e marcar o conteúdo enquanto a CSS se responsabiliza pelo visual do documento.
HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página enquanto a CSS define cores, posicionamentos, estilos de linhas, bordas e tudo o que se refere à apresentação da página.
O benefício dessa separação permite, por exemplo, a alteração da aparência de várias páginas HTML apenas modificando um arquivo ao invés de alterar todas as páginas do site.
Para ilustrar suponha o seguinte exemplo:
Seu melhor cliente telefona às 17:00h da tarde de uma sexta-feira (sempre ligam nesta hora para solicitar alguma coisa não é mesmo?) e diz o seguinte;
“Teremos uma reunião aqui na empresa, na segunda-feira às 0800h com um potencial comprador e é nossa intenção fazer uma apresentação dos nossos produtos através do site que você criou e mantém. Seguindo uma sugestão do nosso departamento de marketing precisamos mudar a cor de todos os títulos no site de verde para vermelho, pois que esta é a cor principal da marca do nosso comprador e