Html
• 2º Dia: Mão na massa - Site do WTISC
• 3º Dia: Montando a página Programação (Tabelas) • 4º Dia: Montando a página Inscrições (Formulário) • 5º Dia: Um pouco de JavaScript e FTP
A Web foi criado em 1989, por Tim Berners-Lee, para ser um padrão de publicação e distribuição de textos científicos e acadêmicos.
Localizador Uniforme de Recursos (URL) Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) Navegador Web (Browser)
A Web cresce comercialmente, e veem a necessidade de publicação de conteúdo diagramado, como em revistas e jornais (algo para o qual o HTML não possuia recursos). Há então a adaptação da linguagem de forma equivocada, com uma preocupação unicamente visual, esquecendo da qualidade do código.
Aproximadamente entre 1995 e 1999 houve a chamada “Guerra dos Browsers”, onde a Netscape (e seu Browsers de mesmo nome) e a Microsoft (com o seu Internet Explorer) disputavam o mercado de navegadores. Além de não darem suporte aos padrões do recém criado World Wide Web Consortium (W3C), ainda criavam seus próprios padrões, aumentando a bagunça.
"O que você vê é o que você tem", ou em inglês "What You See Is What You Get" (WYSIWYG) são programas que lhe permitem ter a visualização final de um documento, enquanto o mesmo ainda é editado. Editores HTML WYSIWYG como Go Live, Front Page e Dreamweaver surgiram por volta de 1996, e são conhecidos por gerar um código sujo e muito maior que o necessário.
Cada arquivos de um site acaba sendo um incompreensível emaranhado de Tags com tabelas, formatações, scripts... Tudo muito maior que o necessário. Dessa forma, para que seja feita alguma alteração no site, é necessário alterar todos os arquivos...
um a um!
Padrões Web ou Web Standards são um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e