LINGUAGEM CONOTATIVA E DENOTATIVA
Linguagem denotativa é quando há o emprego da palavra em um sentido figurado, simbólico, que depende sempre do contexto.
Exemplos:
Quantos acessam a rede? Nenhum eles dorme no chão.
A charge apresentada utiliza os dois sentidos de linguagem. A primeira personagem questiona à família “Quantos acessam a rede?”. A palavra “rede” é usada neste caso em seu sentido figurado, ou seja, em seu seu sentido conotativo.
Já a outra personagem responde: “Nenhum. Eles dormem no chão mesmo”. Neste caso, a resposta é dada como se a frase anterior estivesse em seu sentido real, denotativo, referindo-se à palavra “rede” como objeto utilizado para descanso.
Disponível em http://portuguesnaweb.tumblr.com/post/36091510315. Acesso em 28.09.2014.
Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.
O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
Linguagem conotativa é a linguagem simbólica, figurada, utilizada principalmente em textos literários. Quando dizemos "meu coração está em chamas", estamos utilizando o sentido conotativo, figurado, para expressar um sentimento. Veja exemplos de linguagem conotativa:
Aquela garota é um furacão!
Nesse caso, furacão funciona como um adjetivo para aquela garota, significando que era é uma pessoa ousada, de personalidade forte.
“Os violões descem a rua,