Linguagem Batch
Batch ou arquivos de lote (também conhecidos por .bat ou ponto-bat) são arquivos de computador utilizados pra automatizar tarefas, é regularmente confundido com o modo de processamento de dados no qual os dados são processados em grupos, ou lotes, através de uma rotina agendada. O batch neste caso, nada mais é um conjunto de comandos que são rodados sequencialmente. Podemos compará-lo grosseiramente aos scripts do Unix. Criado para o MSDOS, o batch foi utilizado para o sistema operacional carregar programas para preparar o ambiente para rodar outros programas. Por exemplo, o EMM386 que habilitava o uso da memória expandida (além dos 640K).
Alguns técnicos de informática utilizam deste recurso para facilitar a instalação do sistema operacional da Microsoft (Windows por exemplo) utilizando disquetes de boot.
Um exemplo de um job batch. Nota: executar os scripts deste artigo no seu sistema Windows pode danificá-lo ou causar perda de dados.
shutdown -s
e shutdown -a sao formas de desligamento forçados sendo -a o anulador do shutdown -s
Este tipo de arquivo pode ser muito perigoso, pois eles são capazes de destruir o sistema operacional sem o usuário saber deletando a pasta principal, enchendo o HD, desconfigurando a inicialização do sistema, entre outros. Por isso é recomendado que apenas execute jobs batch conhecidos. No windows, estes arquivos podem ser facilmente editados clicando com o botão direito do mouse nele e clicando em Editar. Você pode fazer um utilizando o bloco de notas do windows onde cada linha é um comando diferente de MS-DOS e ao final, salve-o sempre com o final do nome .bat
(por_exemplo.bat).
Como estes arquivos não são capazes de interagir com o usuário, não é possível fazer jogos e programas em geral apenas com batch, uma alternativa para isso é a utilização da linguagem de programação Basic, que é bem parecida com jobs batch.
Índice
1 Comandos
2 chicom
3 Condições
3.1 Caracteres
3.2 Numéricas
3.3