sistema operacional
1. SO faz o controle do HW e software e propõe interface para o usuário e suas aplicações.
2. Visto pela aplicação ou usuário (maquina virtual), visão do HW como gerenciador de recursos.
3. 1ª geração, válvulas: muito lento, atvidade sequencial, sem linguagem nem SO. 2ª geração: uso de SO, primeiras linguagens, processamentos em lotes. 3ª geração: processamento em batch, redução no desperdício de tempo, mainframes. 4ª geração: SO de rede, HW distribuídos, multiprocessamento.
4. Várias tarefas (jobs) compartilham a CPU, dividindo o tempo do processador entre vários programas usando interrupções e disco magnético. Aumenta a produtividade reduzindo custos.
5. Porque são semelhando com a diferença que na multiprogramacao vários processos compartilham uma CPU e no multiprocessamento cada processo será executado em CPUs diferentes.
6. Oferecia serviços de temo compartilhado(timesharing) pra uso geral, em memória virtual endereçavam mais do que tinham disponíveis e exigiam recursos demais para os computadores da época.
7. A primeira versão do UNIX foi desenvolvida para um computador PDP-7, já implementava um sistema de arquivos, um mecanismo para controle de processos, diversos utilitarios e um interpretador de comandos.
8. Implementado em Assembly, depois mudou para linguagem C que oferecia recursos de multiprogramacao permitindo o compartilhamento do computador entre um grupo de pessoas, também possibilitou o porte para outras plataformas.
9. É um padrão de conjunto de funções de biblioteca, todo programa que o adotar terá compatibiliade para executar em suas aplicações as funções dessa biblioteca.
11. Permitia que os usuários executassem varias aplicações ao mesmo tempo com facilidades. Primeira GUI criada foi a LISA.
14.
1. Por so executar uma tarefa por vez a memória pode ser subutilizada caso o programa não a preencha totalmente e os periféricos, como discos e impressoras nem sempre são ultilizados de forma integral.
2. Tanto