linguaem
Resumo 3
Etapas da aprendizagem 4
1 mês 4
2 meses 4
4 meses 4
6/8 meses 4
9/12 meses 4
12 meses 4
15 meses 4
18 meses 4
2 anos 5
3 anos 5
4/5 anos 5
Quais os sinais de alarme para uma eventual perturbação da linguagem? 5
1 mês 5
2 meses 5
4 meses 5
6 meses 5
9 meses 5
12 meses 5
15 meses 5
18 meses 5
2 anos 5
3 anos 5
4/5 anos 5
Como analisar um atraso da linguagem? 5
Problemas motores 6
Défice auditivo 6
Deficiência mental 6
Problemas psicológicos ou psiquiátricos 7
Perturbação isolada da fala 7
Gaguez 7
Alterações da dicção / articulação verbal 7
Resumo
A linguagem constitui um dos mais potentes instrumentos ao serviço da comunicação humana. Distintos posicionamentos teóricos situam a sua génese em patamares que oscilam entre compromissos genéticos e adquiridos. A aquisição dos seus processos e dimensões básicas ocorrem entre os cinco e os seis anos de idade. Este facto justifica o início do novo ciclo de aprendizagens simbólicas, sob forma de símbolos escritos que reflectem uma realidade explícita e veiculam a representação interna da linguagem falada.
O desenvolvimento linguístico segue um percurso paralelo a outras áreas tais como a motricidade ,cognição ,a autonomia e a socialização. Estes dados encontram-se na razão directa dos processos neurofisiológicos e psicológicos da criança.
Até aos três anos de idade o domínio formal da língua revela inúmeros processos de simplificação fonética e fonológica, revelando o uso da morfosintaxe algumas limitações, quer quanto à qualidade quer quanto à quantidade dos seus enunciados. A dimensão léxico-semântica constitui-se, ainda, como o trampolim de acesso às demais dimensões, partindo de configurações interactivas que a pragmática consubstancia.
Uma abordagem ao desenvolvimento da linguagem até aos três anos de idade permite, a nosso ver, perspectivar possíveis atrasos no