Lingu stica
Podemos definir o termo “Linguistica” como a ciência que estuda a linguagem humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria.
O “pai” da linguística moderna foi o suíço Ferdinand de Saussure, que ajudou para esta ciência graças ao seu estudo sobre a língua e a fala.
Baseado nos estudos de Saussure, a linguagem humana é composta por vários fatores, sendo a língua algo que foi imposto ao indivíduo, pois pertence ao coletivo. Já a fala é algo individual, um ato particular de cada pessoa.
Para a linguística, todas as palavras que possuem um sentido são consideradas signos lingüísticos que são formados pela união de dois conceitos desenvolvidos por Saussure: significado e significante..
O significado é o próprio conceito do signo, ou seja, a ideia que se tem de determinada palavra. Exemplo: “prédio”, como uma moradia ou “gato”, como um animal mamífero que mia. Já o significante é a forma gráfica e fonética do signo que forma a palavra que é atribuída para determinado significado.
A linguística ainda pode ser dividida em sincrônica (o estudo da língua a partir de dado momento) ou diacrônia (estudo da língua ao longo da história).
O linguista tem a função de estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. O linguista quer descobrir como a funciona a língua, estudando várias dessas línguas, de forma pratica, dando preferência às variações populares faladas em diversas comunidades. Os estudos lingüísticos neste século tomaram vários rumos nos diversos países em que se desenvolveram, definindo escolas ou correntes teóricas. Entre elas, destacam-se: gerativismo (procura mostrar a capacidade que o indivíduo tem de compreender uma frase mediante um número finito de regras e elementos combinados), pragmatismo (Aborda a relação entre o discurso que envolve o indivíduo e a situação comunicativa em que ele é