A Lingu Stica
A Linguística é a parte do conhecimento mais fortemente debatida no mundo acadêmico. Ela está encharcada com o sangue de poetas, teólogos, filósofos, filólogos, psicólogos, biólogos e neurologistas além de, não importa o quão pouco, qualquer sangue possível de ser extraído de gramáticos.
Alternativamente, alguns chamam informalmente de linguista a uma pessoa versada ou conhecedora de muitas línguas, embora um termo mais adequado para este fim seja poliglota.
Linguagem
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. -Linguagem verbal: é aquela que tem por unidade a palavra. -Linguagem não verbal: tem outros tipos de unidade, como gestos, o movimento, a imagem e etc. -Linguagem mista: como as histórias em quadrinhos, o cinema e a tv que utilizam a imagem e a palavra.Língua [ É o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.Variedades lingüísticas: São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. -Norma culta: é a língua padrão, a variedade lingüística de maior prestígio social. -Norma popular: são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.Dialetos: São variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua (ex.: gíria) Intencionalidade discursiva: são as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação