Linfadenopatias em bovinos
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
LEUCIMAR NUNES JÚNIOR
DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO E VERIFICAÇÃO DE CAUSAS DE CONDENAÇÃO POR LINFADENOPATIAS
Uberlândia - MG
2013
LEUCIMAR NUNES JÚNIOR
DIAGNÓSTICO HISTOPATOLÓGICO E VERIFICAÇÃO DE CAUSAS DE CONDENAÇÃO POR LINFADENOPATIAS
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial à aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.
Orientadora: Profª. Drª. Alessandra Aparecida Medeiros
Uberlândia - MG
2013
Resumo
O Estado de Minas Gerais é um dos maiores produtores de carne bovina e o maior produtor de leite nacional. Entretanto perdemos quantidades significativas na produção em função de problemas relacionados à sanidade. A condenação de carcaças em matadouros-frigoríficos é responsável por sérios prejuízos, dentre as causas de condenação as linfadenopatias merecem destaque, principalmente por este achado muitas vezes estar associado com a tuberculose bovina. No presente trabalho, objetivou-se realizar o diagnóstico histopatológico em animais portadores de linfadenopatias em um frigorífico na região do Triângulo Mineiro, fazendo a correlação do diagnóstico morfológico com possíveis etiologias. Foram coletadas 50 amostras e coradas pelo método de Hematoxilina-eosina (HE) e Ziehl-Neelsen (ZN). Foi verificada hiperplasia de nódulos linfóides em 9 (38%) amostras e linfadenite granulomatosa em 10 (20%) amostras.
Palavras chave: pecuária, sanidade, condenação.
Lista de tabelas
Tabela 1. Prevalência das doenças cisticercose e tuberculose bovina detectadas em animais abatidos em um matadouro frigorífico do triângulo mineiro no período de 2006 a 2009 ......................................................... pág.13.
Tabela 2. Ocorrência de lesão presuntiva de tuberculose diagnosticada durante o exame post mortem abatidos, no período de novembro de 2004 a agosto de 2005, em