Anabolizantes
ELENOR GEICKE
ANABOLIZANTES
COLATINA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO – UNESC
ELENOR GEICKEANABOLIZANTES
Trabalho acadêmico apresentado a professora Msc Tânia C. Falquetto, da disciplina de Bioquímica, como requisito para a obtenção de horas de atividades em espaço escolar diversificado.
COLATINA
2014
O que são os Anabolizantes?
Os esteroides anabolizantes, ou simplesmente anabolizantes são substancias químicas, fabricadas para substituir hormônios naturais do nosso corpo, como a testosterona, que é um dos principais hormônios masculinos, produzida nos testículos, que tem efeito de crescimento muscular (efeito anabólico), e o efeito androgênico, que é o desenvolvimento das características masculinas, como o engrossamento da voz, crescimento de penugens, etc.
Algumas pessoas nascem ou desenvolvem ao longo da vida uma deficiência hormonal ou outra patologia relacionada às glândulas produtoras de hormônios, sendo assim, com acompanhamento médico, elas fazem o uso desses medicamentos, a fim de regular e/ou normalizar sua produção, com doses descritas individualmente, baseadas em uma série de exames, aos quais o individuo é submetido.
Quais os efeitos do anabolizante para indivíduos com deficiência hormonal?
A prescrição médica do uso dos esteroides anabolizantes é feita para indivíduos que apresentam distúrbios e deficiências nas glândulas produtoras de hormônio, são elas: as ilhotas pancreáticas, a tireoide e a paratireoide, a hipófise, as adrenais, os testículos (nos homens) e os ovários (nas mulheres).
Distúrbios nessas glândulas podem trazer diversos problemas ao individuo, por isso lhe é feita a reposição, visto que isso pode afetar o crescimento físico e motor (massa muscular e óssea), o metabolismo, o sistema de defesa do corpo, a função sexual.
Além de regular ou substituir uma não produção desses hormônios, esses medicamentos elevam a síntese de proteínas no organismo, aumentam a massa