Leucemia Viral Bovina
a Divisão de Antígenos, Instituto de Tecnologia do Paraná, Curitiba, PR b Laboratório Veterinária Preventiva, Curitiba, PR c Universidade Federal do Paraná, Departamento de Medicina Veterinária.Curitiba, Pr.
DEFINIÇÃO:
A Leucose Enzoótica Bovina* (LEB) é uma doença infecciosa causada por vírus da família Retroviridae, que se caracteriza pelo desenvolvimento de duas formas clínicas :
A forma maligna tumoral e fatal com formação de linfossarcomas em quase todos os linfonodos e órgãos, a qual ocorre em 5 a 10% dos animais infectados e a forma benigna, caracterizada apenas pelo aumento geral do número de linfócitos sangüíneos, denominada de linfocitose persistente (LP), de ocorrência em 30% dos animais infectados*.
Observações :
*Consideram-se quadros hematológicos de linfocitose persistente quando ocorrer um aumento nas contagens absolutas de linfócitos observadas durante três meses consecutivos em animais sem manifestações clínicas de neoplasias linfoproliferativas.
HISTÓRICO E PREVALÊNCIA:
A primeira ocorrência da LEB foi na Alemanha, em 1871, provavelmente, devido a importação de bovinos infectados vindos dos Países Bálticos. Do continente europeu, a virose foi levada para os Estados Unidos, no final do século XIX, sendo descrita no continente americano ainda antes da Segunda Guerra Mundial. A partir de então, a infecção espalhou-se entre os rebanhos americanos e canadenses tendo, agora, uma alta prevalência em muitas fazendas leiteiras destes países.
Em 1984, em levantamento sorológico realizado em rebanhos leiteiros de alguns estados norte-americanos, foi relatada a prevalência da infecção pelo vírus da LEB em taxas que variaram de 22% a 47%. No Brasil, levantamentos sorológicos realizados em 1991, indicaram a prevalência entre 12,5% a 72,9%.
ETIOLOGIA:
O agente etiológico da LEB é denominado Vírus da Leucose Bovina (VLB). Pertence à família Retroviridae, à sub-família Oncovirinae, e ao